Serviços


Seguro Ambiental 3.1.1

Nosso transporte é coberto pelo Seguro Ambiental 3.1.1 (Mapfre, Pamcary, Suatrans e SOS Cotec), um seguro de cargas com cobertura e assistência ambiental integrados, com ênfase na prevenção e no gerenciamento do processo de atendimento a emergências.

Ao utilizar o Ambiental 3.1.1, parte do prêmio do seguro é revertido em benefício do Instituto Cuidando do Futuro, criado em 2007 com o objetivo de disseminar os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa e estender e fortalecer a rede de parcerias com empresas motivadas pelo mesmo ideal.

Um de seus programas de destaque é o "Motorista Socialmente Responsável", que promove a educação e conscientização dos motoristas de transporte de carga, visando formar profissionais socialmente responsáveis.

Para entender melhor sobre o Ambiental 3.1.1, clique aqui.

Troca de informações via web ou EDI

A Frilog conta com vários meios para troca de informações com os clientes.

O mais comum é o EDI, que é uma troca de informações eletrônica (através de arquivos). Utilizando-se desta tecnologia, tanto o cliente quanto o transportador se beneficiam de inúmeras vantagens, sendo as principais a automatização de atualização das informações de entrega, da conferência de frete e da emissão de CTRCs (o que elimina possíveis erros de digitação) e melhor controle das contas a pagar.

Além disso, clientes estáveis também contam com acesso a um portal de serviços via web, como cotações, informação de entregas, informação e solicitação de coletas, relatórios e outras funções que estão sendo liberadas e aprimoradas constantemente; minimizando assim a necessidade de telefonemas e e-mails e agilizando a obtenção de informações. Para estes clientes a Frilog também disponibiliza um link de rastreamento, que pode ser incorporados diretamente em seus próprios sites.

Conhecimento eletrônico

Buscando se antecipar à legislação e às novas tecnologias, a Frilog já iniciou a implantação do conhecimento eletrônico (CTe). Da mesma forma que a nota fiscal eletrônica (NFe), o arquivo XML referente aos CTes emitidos deve ser enviado para o cliente através de e-mail. Por isso, solicitamos que entre em contato com frilog@frilog.com.br, informando no assunto “Cadastro de e-mail” e no corpo do e-mails seu(s) CNPJ(s) e o e-mail para o qual o arquivo será direcionado.

Informações importantes

Exigências gerais da embalagem

As embalagens, sem exceções, devem ser resistentes em relação ao seu conteúdo e são de responsabilidade do remetente.


Mercadorias vulneráveis ao manuseio devem ser inteiramente protegidas em embalagens suficientemente fortes, seguramente fechadas, de forma que impeçam o deslocamento do conteúdo, vazamentos ou danos à mercadoria, como, por exemplo, embalagens de madeira maciça, plástico sólido.


A embalagem deve ser construída de tal forma que ofereça resistência contra mudanças de temperatura e umidade.


É recomendável que o embarcador indique, na parte externa da embalagem, o nome, endereço e telefone do consignatário, o conteúdo, bem como o peso e a quantidade das unidades, diminuindo o risco de avarias e extravios.


Embalagens defeituosas, empacotamento inadequado e fechamento inseguro conduzem a perdas e danos, não sendo, portanto, aceitas pela FRILOG.

Identificação dos volumes

Uma informação muito importante que deve constar na embalagem é a identificação dos volumes, que facilita a rastreabilidade da carga e localização em qualquer etapa da operação.


A identificação dos volumes deve conter o nome do remetente e do destinatário, o endereço completo do destinatário, o número da NF e a quantidade total de volumes (por exemplo, se forem três caixas para o mesmo destino, a primeira deve ser marcado como “vol. 1/3”, a segunda como “vol. 2/3” e a terceira como “vol. 3/3”).


A identificação pode ser feita com etiqueta ou escrevendo-se diretamente nas embalagens com caneta pilot.

O que não deve faltar na emissão da nota fiscal

  • Quantidade de volumes
  • Peso da mercadoria
  • Valor da nota fiscal
  • Casos de redespacho devem ser descritos com o maior número possível de informações como CNPJ, razão social, endereço e telefone das transportadoras de redespacho.

O endereço eletrônico nfe@frilog.com.br foi disponibilizado para recebimento do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso, em cumprimento da Legislação (Ajuste SINIEF CONFAZ nº 08 de 09.07.2010). Os arquivos a serem enviados, devem estar em formato XML, não sendo necessário a cópia da DANFE.

Cargas não transportadas

A FRILOG se reserva no direito de não transportar os seguintes materiais:

  • Animais e plantas.
  • Armas de fogo e munições.
  • Carga Valor (dinheiro, jóias, metais ou pedras preciosas).
  • Cartas e cartões postais.
  • Drogas e medicamentos.
  • Materiais cujo transporte seja proibido por qualquer lei, regulamento ou outra disposição de qualquer governo Federal, Estadual ou Municipal.
  • Móveis, aparelhos e objetos usados ou que caracterizem mudança.
  • Materiais químicos perigosos ou explosivos.
  • Materiais muito sensíveis a vibrações (vidro, porcelana, cristal, placas de granito, mármore, etc.).
  • Material de construção como pisos, azulejos, tijolos, cimento, etc.
  • Madeira (troncos, tábuas, vigas).
  • Produtos considerados perigosos ou restringidos pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) e pela IATA, inclusive materiais perigosos, inflamáveis ou combustíveis.
  • Restos Mortais.