DÚVIDAS FREQUENTES

DÚVIDAS FREQUENTES

Portal do cliente

Como ter acesso ao portal do cliente?


Para ter acesso à área restrita (Portal do Cliente), é necessário fazer um cadastro. Entre em contato através do e-mail comercial@frilog.com.br




Como faço para rastrear uma carga?


Através dos contatos com as filiais ou pelo atendimento online.





Cubagem

O que é cubagem?


Mercadorias com peso desproporcional ao tamanho, que ocupam um grande espaço físico, são denominadas carga com cubagem. Exemplo de produtos: isopor, plásticos, pneus, cestas, embalagens vazias como barris, etc, entre outros.

A fórmula de cálculo acontece através das medidas dos volumes. Multiplica-se a altura x largura x comprimento x quantidade de volumes x 300 (fator de cubagem padrão para operações rodoviárias). O valor obtido é o peso cubado do material.
Neste caso o peso real da mercadoria é desconsiderado e considera-se o peso cubado do material para efetuar o cálculo do frete.




Como é calculado a cubagem de uma carga?


Cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga. Calcula-se multiplicando a altura, largura e profundidade vezes fator de cubagem. No caso de transporte rodoviário o padrão é 300. Ex.: ALT X LARG X PROF X FATOR CÚBICO.





Frete

O que é reversão de frete?


A reversão de frete é a transferência de responsabilidade do pagamento de um CNPJ para outro CNPJ.
A solicitação deverá ser feita pelo responsável pelo pagamento de frete, através de autorização por escrito e cópia da nota fiscal.




O que é necessário para calcular um frete?


Para calcular o frete da mercadoria é necessário ter as seguintes informações: peso real, metragem cúbica, valor da nota fiscal, local de origem e local de destino. O frete será calculado com base nessas informações, considerando o maior peso (real e cubado). O valor final do frete será de acordo com a tabela negociada ou a padrão da empresa.




Quais são as taxas cobradas no frete?


Frete Peso – Valor cobrado devido ao peso ou espaço físico proporcional (m³).
Frete Valor (ADV) - Valor (%) cobrado sobre o valor da mercadoria transportada.
GRIS - Taxa de gerenciamento de risco (seguro).
Despacho - Taxa por conhecimento emitido.
TAS - Taxa de administração da secretaria da fazenda.
TRT - Taxa de restrição de trânsito.
TDE - Taxa de dificuldade na entrega
Pedágio - Valor cobrado de acordo com o peso transportado ou fixo por conhecimento.

Além desses, temos os serviços adicionais, isto quer dizer, as atividades extras que não são atribuições do serviço de transporte, mas que são solicitadas pelos clientes, como: agendamento, armazenagem, paletização, estadia, coleta especial, diária, reentrega, devolução, entrega com veículo dedicado, entre outras.





Indenização

Como funciona a indenização?


A indenização por falta de volume só será feita se o problema for constatado no ato da entrega.

Materiais muito sensíveis a vibrações (vidro, porcelana, cristal, placas de granito, mármore, etc.) não são indenizados e só podem ser coletados com uma declaração do fornecedor, isentando a transportadora de possíveis avarias que possam ocorrer no transporte.





Carga

Conferência no recebimento


A transportadora se responsabiliza por falta de volumes (quantidade diferente do especificado na NFe) ou volumes violados ou avariados (rasgado, amassado, etc) que sejam informados no ato do recebimento. O conteúdo de volumes intactos é de inteira responsabilidade do fornecedor.

A transportadora não está autorizada a deixar o comprovante de entrega retido no cliente para conferência posterior, por isso, procure conferir a quantidade e condições de volumes no ato do recebimento. Certifique-se de que o volume não está violado. Os fornecedores são sempre sugestionados a utilizar fitas personalizadas para facilitar a detecção de violação das caixas.

A conferência deve ser feita o mais breve possível em respeito a outros destinatários que estão aguardando as próximas entregas. A demora na conferência prejudica as entregas dos outros clientes, por isso, há um limite de espera.




Quais informações são de extrema importância para o transporte de cargas?


Sempre tem que ter remetente, destinatário, dados da mercadoria (peso, quantidade, valor), local de coleta e entrega, e é necessário ter o transportador.




Quais os perfis de carga que a Frilog não transporta?


Animais vivos, armas de fogo e munições, carga valor, cartas e cartões postais, drogas, materiais cujo transporte seja proibido por qualquer lei, regulamento ou outra disposição de qualquer governo federal, estadual ou municipal, aparelhos ou móveis usados ou que caracterizam mudança, materiais químicos perigosos ou explosivos, matérias muito sensíveis a vibrações (vidro, porcelana, cristal, placas de granito, mármores, e etc) pedras ou minerais preciosos ou semipreciosos, manufaturados ou não, plantas, produtos considerados perigosos ou restringidos pelo DAC (departamento de avaliação civil) e pelo IATA, inclusive materiais perigosos, inflamáveis ou combustíveis e restos mortais.




Como deve ser embalada a sua mercadoria para seguir pela Frilog?


A embalagem, sem exceções, deve ser resistente em relação ao seu conteúdo e são de responsabilidade do remetente, a caixa deve ter o tamanho adequado e compatível ao peso e características do produto. Ela deve oferecer resistência contra mudanças de temperatura e umidade. Para produtos frágeis, deve ter proteção interna como: espumas, divisórias internas e materiais específicos.
Solicitamos que indique na parte externa da embalagem, o nome, endereço e telefone do consignatário, o conteúdo, bem como o peso e a quantidade das unidades.
Obs.: Embalagens defeituosas, empacotamento inadequado e fechamento inseguro conduzem a perdas e danos, não sendo, portanto, aceitas pela Frilog




Qual a diferença da carga lotação da carga fracionada?


Carga fracionada é aquela que ocupa uma parcela do total que cabe em uma carreta. Carga lotação é aquela que ocupa todo espaço de uma carreta ou uma parte considerável.




É possível retirar a mercadoria na Frilog?


Sim, desde que se tenha por e-mail uma autorização do cliente pagador autorizando a retirada, com os dados da pessoa que irá retirar e este deve estar munido do RG.




Qual horário a Frilog entrega a sua carga?


Horário comercial, de segunda a sexta-feira.





Documentos

Como fazer uma devolução?


Esteja atento para a identificação dos volumes.

Sempre que possível, evitar o reaproveitamento de caixas. Caso não seja possível, favor remover o máximo de etiquetas antigas e fazer a identificação do volume em papel A4, para que a informação fique bem visível.
A devolução pode ser feita no ato da entrega. Para isto, deve-se declarar no verso da DANFe o motivo da desistência (mercadoria avariada, insatisfação com o produto,erro no pedido,desistência).

Se a devolução não for feita no ato da entrega:
Pessoa Jurídica: a coleta só poderá ser feita mediante autorização de devolução do fornecedor, que deverá ser enviado por e-mail ou fax à transportadora. Também deverá ser emitida uma nova NFe (de devolução).

Pessoa Física: somente o fornecedor poderá entrar em contato com a transportadora para solicitar a coleta do produto, por isso nestes casos o cliente deverá entrar em contato com Serviço de Atendimento do fornecedor.




O que é um CT-E?


Conhecimento de Transporte Eletrônico, que tem como objetivo documentar e armazenar eletronicamente a prestação de serviço do transporte de cargas. Trata-se de um documento apenas digital. O documento físico é o DACTE, que é uma representação simplificada do CT-e e deve acompanhar a mercadoria em trânsito para fornecer as informações básicas da operação em curso.




A Frilog atende pessoa física?


Sim, é possível fazer a entrega em pessoa física, mas a coleta é somente em pessoas jurídica.




É possível entregar a mercadoria em local diferente do que está na NFe?


Conforme a legislação, somente é possível entregar em local diferente do constante na NF se o local de entrega for: canteiro de obras, armazém geral, filial do destinatário ou se o destinatário e o local de entrega forem, os dois, não contribuintes.




Quando e como recebo boleto de pagamento?


O padrão da Frilog é faturamento semanal com prazo de pagamento para 15 dias. A fatura é enviada via e-mail, conforme informado no cadastro do cliente.




Para onde envio o arquivo de XML da NFe?


O mesmo deve ser enviado para xml@frilog.com.br